Por Anselmo Lino Bispo.

Como já era de se esperar, tem sido significativo o efeito da pandemia no mercado da venda direta no Brasil. Isso se deve ao fato dessa modalidade de venda, tradicionalmente, depender da interações corpo a corpo, por meio de demonstrações presenciais, na contra mão dos protocolos ditados pelas autoridades de saúde, que recomendam o  distanciamento social, entre outras obrigações.

Pesquisas relatam reduções significativas nos gastos de vários itens do portifólio do consultor da venda direta, que chega entre 15% e 20%, por exemplo, nos produtos de beleza.

Embora a pandemia tenha atingido o setor de formas diferentes, este continua   vulnerável à situação do momento, devido a sua dependência de interações, de sua capilaridade e necessidade de abastecimento recorrente, uma vez que um grande contingente de consumidores ainda depende de muitos produtos distribuídos por meio desse canal de venda. 

No entanto, há também notícias boas para o setor de venda direta, como é o caso dos suplementos nutricionais que têm registrado um aumento significativo nas suas vendas. Além do mais, a readequação do consumidor à atual crise de saúde pública vem despertando maior interesse nos itens de bem-estar. 

O que fazer enquanto a situação não se normaliza

# Utilize formas de atendimento seguro: Uma espécie de revolução do trabalho remoto tem reconfigurado o cenário do local de trabalho tradicional e o segmento de venda direta não ficou de fora dessa revolução. Portanto, novas práticas que levem em conta formas de atendimento não presencial, precisam ser adotadas ou intensificadas, para se fazer frente ao novo normal que se impõe.

# Dê prioridade aos seus clientes mais frequentes: Os distribuidores que estão intensificando o relacionamento com seus clientes mais assíduos, estão tendo melhores resultados do que aqueles que estão em busca de novos clientes, uma vez que se torna mais fácil e eficaz interagir virtualmente para gerar vendas, com clientes que já se tem um relacionamento de longa data.

Esse trabalho pode ser desenvolvido por meio da comunicação aos clientes de carteira, da disponibilidade de produtos de interesse destes em estoque, pelo envio de amostras de produtos de lançamento para apreciação destes, entre outras ações  proativas do setor, que não dependam de encontros presenciais.

# Implante ou incremente o e-commerce: Como vem acontecendo com todos os segmentos do mercado, os consultores e distribuidores da venda direta não são exceção e precisam também implementar as medidas de transformação tecnológica e digital nos seus negócios, como a ativação ou aprimoramento de suas lojas virtuais, utilizando suas redes sociais para  envidar todos os esforços na criação de um “canal de valor agregado” por meio de consultoria e recomendação, para impulsionar o comércio eletrônico dos seus produtos.

Faça sugestão de produtos com dicas e orientações que de fato amenize os efeitos da pandemia: A indústria do bem estar, “umbilicalmente” inserida no canal de venda direta, tem forte relação com a saúde do seu público alvo, portanto há que se criar um vínculo sutil entre a saúde geral e certos tipos de produtos, no sentido de potencializar suas vendas.

Existe uma gama de produtos que tem, entre outras funções, a de fortalecer nosso sistema imunológico, assim como produtos de limpeza e óleos essenciais que evitam a disseminação de vírus e bactérias.

Sem que se trate necessariamente de iniciativas de marketing nesse sentido, é mister se utilizar dessa estratégia no seu plano de ação de vendas.

O que esperar do futuro da venda direta 

Mais do que nunca a venda direta vem passando por uma transformação. O número de novos, assim como de distribuidores reativados, têm crescido significativamente nos últimos meses. 

Esse movimento se deve à procura de novas fontes de renda por parte das pessoas, por razões diversas, algumas até óbvias dada a situação de desemprego formal que o país enfrenta.

Não obstante esse é um setor que provou inúmeras vezes que pode se manter forte e sobreviver a ciclos econômicos turbulentos. Na medida em que o país começa a retomar sua rotina num esforço de retornar a algo próximo do normal, a venda direta seguramente continuará sua trajetória ascendente, como sempre o fez nas últimas décadas, para não dizer, nos últimos séculos.

Bons negócios pra Você!

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