Por Anselmo Bispo.

Novas tecnologias e mudanças nos hábitos de compra dos clientes vem afetando o setor imobiliário nos últimos anos. Essa é uma tendência que tem influenciado todo o processo das transações, desde a maneira como os imóveis são ofertados até o tempo médio de fechamento dos negócios.

Os novos aplicativos destinados ao setor estão sendo desenvolvidos para atender praticamente todas as etapas do processo de transação. Aplicativos como Docusign e Dotloop por exemplo, já permitem o envio de contratos e outros documentos, bem como as assinaturas destes a partir dos smartphones dos atores envolvidos no negócio.

A tendência é a popularização desses aplicativos, à medida em que eles vem ampliando suas abrangências para várias áreas, como ajudar os compradores a calcular taxas de custo de aquisição, compartilhar documentos, converter moedas e até transferir ações ou títulos em certas transações.

A realidade virtual é uma dessas tecnologias que influenciará cada vez mais o mundo dos negócios imobiliários nos próximos anos, muito embora os clientes possam estar mais familiarizados com a tecnologia 3D e imagens em 360 graus, é praticamente certo que a realidade virtual tenha sua utilização turbinada, principalmente por essa tecnologia não se limitar tão somente à visualizações de empreendimentos, podendo até mesmo ajudar os engenheiros nos projetos de reformas, disponibilizando por exemplo, uma prévia da reforma ou remodelagem de uma unidade imobiliária, para visualização do cliente no seu próprio smartphone.

E a Carreira do Corretor de Imóveis, Como Fica Nesse Cenário?

Comprar um imóvel é uma das decisões mais importantes e sensíveis na vida de uma pessoa e é tarefa do corretor de imóveis, orientar seus clientes para que esses tenham absoluta confiança e segurança em todo o processo da transação. Em outras palavras, é uma transação de muito valor e responsabilidade, para se abrir mão da orientação de um profissional qualificado.

Mesmo com a nefasta pandemia da covide 19, os compradores estão em busca de seus imóveis, atraídos principalmente pelas baixas taxas de juros, que nesse momento estão no menor patamar da história e pelos bons preços hora praticados no mercado.

Só esses dois fatores já são suficientes para manter o mercado imobiliário brasileiro aquecido por um longo período. Somando-se a isso os programas habitacionais que o governo federal promete lançar brevemente, não vejo como a profissão de corretor de imóveis sofrer algum abalo no mercado imobiliário brasileiro, pelos menos na próxima década.

Porém uma coisa é certa, o corretor de imóveis, daqui em diante, não vai mais poder se pautar pelas velhas práticas do setor que até então prevaleceu. Ele só sobreviverá e se manterá competitivo, se acompanhar as tendências tecnológicas que o setor impõe, adotando-as e as dominando por completo.

A meu ver, essa é a única variável que pode ameaçar, não a profissão, mas o profissional corretor de imóveis, que por algum motivo não assimilar as novas ferramentas tecnológicas que será preciso utilizar para fazer frente ao “novo normal” que o mundo dos negócios imobiliários hora se apresenta.

A partir de agora, o smartphone do corretor de imóveis deixará de ser apenas uma ferramenta para fazer e receber ligações, passar mensagens, transmitir documentos, tirar e enviar fotos e vídeos, o que não é pouca coisa!

Mas, esse profissional há de se preparar para muito mais que isso, já que novos dispositivos continuam sendo adicionados às funcionalidades dos aparelhos, muitas delas de utilidade capital para corretores de imóveis. Por exemplo, as novas versões do iPad Pro vem com um suporte mais forte à realidade aumentada, com seu design ultrafino e o recurso Group FaceTime, fica evidente que o tablet do corretor de imóveis também terá um papel importante em seus trabalhos.

Além da tecnologia para smartphones e tablets, o corretor de imóveis também deve passar a usar as mídias sociais com mais regularidade e profissionalismo para expandir seus negócios, produzindo e compartilhando conteúdo relevante,  atualizações, fotos e vídeos de suas carteiras com seus seguidores e potenciais compradores. Hoje em dia, se bem utilizada, a mídia social é uma das principais ferramentas  tecnológicas para a atração de leads para as carteiras dos corretores de imóveis.

Portanto, você corretor de imóveis que não está familiarizado e ainda tem dificuldade para lidar com todo esse arsenal tecnológico, não se desespere, abra um espaço na sua agenda e reserve um tempo do seu dia para se qualificar. Livros, palestras, cursos e seminários existe aos montes no mercado, principalmente virtuais – muitos desses gratuitos – em fim, o caminho do “ouro” está à sua frente, basta que o siga com foco, força e determinação para chegar à “jazida.”

Grande abraço e até breve.
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