Por Anselmo Bispo.

3 ativos são fundamentais para que um negócio seja rentável e promissor, não importando a época nem o cenário:

  • Capital;
  • Conhecimento;
  • Pessoas.

Quando se fala em capital, vem logo à nossa mente aquela velha máxima de que vamos precisar de dinheiro, seja daquela poupança que fizemos ao longo do tempo, de um empréstimo bancário ou agência de fomento, de um parente ou amigo, etc.  No entanto, hoje em dia isso é só meia verdade.

É claro que se seu projeto envolve o aluguel de um imóvel, a contratação de uma equipe própria, a compra de máquinas e equipamentos ou de matéria prima e produtos para revenda, você vai precisar sim, de uma boa quantia de dinheiro, no entanto, atualmente existe outro tipo de  capital que provavelmente você já dispõe, para iniciar um negócio. Vejamos alguns deles:

  • Smartfone;
  • Notebook;
  • Acesso à Internet…

Já quando falamos de conhecimento o campo é infinito, uma vez que desde o mais sábio dos sábios, até o mais matuto dos matutos, conhecimento é o que não falta para quem tem o vírus do empreendedorismo nas veias. A tarefa aqui é descobrir o que fazer com as expertises e talentos latentes em cada um.

Pessoas, no entanto, você também vai precisas delas para empreender, mas, isso não quer dizer que elas tenham que estar ao seu lado ou sob sua responsabilidade. Elas podem estar a Kms. e na maioria das vezes você nem as conhece. É o atendente, o gerente, o chefe da expedição, o importador ou o transportador dos seus fornecedores, por exemplo.

Uma vez atendidos esses fundamentos o empreendedor pode partir para a prancheta, independentemente da situação em que se encontra o mercado empreendedor, já que oportunidades de negócios surgem em qualquer cenário. O que é preciso levar em conta – isso sim – são os modelos de negócios que mais se adequam à nova realidade imposta pelas circunstâncias do momento.

Faça a análise SWOT, Avaliando e calculando os riscos, tenha critérios bem definidos para escolher seus parceiros, sua rede de relacionamentos, participe de videoconferências, abuse da pesquisa em sites de busca e principalmente, encontre produtos e ou serviços para empreender, com os quais você tenha grandes afinidades.

A pior coisa a fazer nesse momento é ficar esperando o fim da crise imposta pela pandemia e adiar as  ações necessárias para tocar o barco dos negócios, já que ninguém que esteja em sã consciência tem a exata dimensão do potencial dessa crise e tão pouco de quando ela vai acabar.

Neste site você encontra muito mais material em artigos, livros, e.books e vídeos sobre empreendedorismo, de extrema relevância para quem quer arregaçar as mangas e atravessar esse período difícil de nossa história, também fazendo história, no mundo do empreendedorismo.


Um grande abraço é ótimos negócios.
Foi Útil? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *