Por Anselmo Bispo.

O assunto mais comentado atualmente é a pandemia do corona vírus, um flagelo que vem dizimando parte significativa da população mundo afora, e claro, afetando em cheio o mundo dos negócios, desde a produção e comercialização de um alfinete à um antonov (a maior aeronave existente até o momento).

As ações das grandes Cias. vivem numa verdadeira gangorra, tamanha a oscilação que têm sofrido nos últimos meses. Grandes projetos vêm sendo adiados ou cancelados em toda parte do planeta, acumulando perdas irreparáveis, que sabe-se lá quando isso será retomado.

Infelizmente não temos como mudar esse cenário da noite para o dia, mas também não podemos entrar em pânico e ficar com a “boca escancarada cheia de dentes esperando a morte chegar”, como bem cantou um dos precursores do Rock nacional, Raul Seixas.

Apesar do momento traumático, tudo indica que o mundo não vai acabar. Por isso mesmo, precisamos manter a calma e pensar com muita concentração, no que podemos fazer para que sobrevivamos incúlumes, mesmo durante a pandemia.

Estamos aprendendo a conviver com o surto epidêmico, tomando as precauções e medidas necessárias à nossa sobrevivência, como: Lavar constantemente as mãos com água e sabão, higienizar as mãos e superfícies que tocamos com álcool em gel, usar máscaras ao sairmos de casa,  devemos também pensar em novas estratégias para tocar nossos negócios da melhor maneira possível.

Enumeramos a seguir 6 ações que os profissionais de vendas podem por em prática para garantir seus resultados, apesar do estado de pandemia que estamos vivendo.

1 – Aproveite o tempo em que você está de quarentena e se dedique em prospectar novos clientes, invista parte desse tempo na geração de leads, isso vai fazer com que você aumente suas chances de realizar negócios, tanto durante quanto após passada a pandemia.

2 – Dedique parte desse tempo para estudar com mais profundidade as vantagens, benefícios e diferenciais de seus produtos e serviços,  releia manuais, planilhas e CRM’S. Leia o máximo que puder de livros relacionados aos seus negócios e a outros assuntos também, pois todo conhecimento, de uma forma ou de outra, ajuda nos relacionamentos comerciais. Este site, da Academia da Venda Direta, contém um grande volume de conteúdos de extrema relevância, voltados para profissionais de vendas de todas as áreas, navegando aqui você encontra tudo que precisa para se qualificar de verdade nesse ramo.

3 – Não deixe passar essa “oportunidade” para renegociar algumas pendências financeiras que por acaso você tenha, o momento se torna propício para isso, uma vez que as empresas e bancos estão receosos de não receber seus créditos, o que consequentemente os força em conceder excelentes descontos para receber o que puderem.

4 – Se ainda não o faz, aprenda a trabalhar remotamente, pela internet, utilizando-se de um site ou blog, lista de e.mail’s, redes sociais e marketplaces. Esse é um modelo de venda que já vinha crescendo exponencialmente no mundo todo, e muito mais agora, por conta do confinamento das pessoas. Isso possibilita ainda que você aumente substancialmente seu portfólio de produtos, já que o mundo é o limite para você ofertar produtos e serviços no ambiente virtual.

5 – Procure ajustar seu discurso de vendas para a realidade que estamos vivendo, buscando uma abordagem mais humana e colaborativa, sem no entanto se parecer falso. Levar soluções reais às dores mais urgentes das pessoas é uma ótima estratégia para conquistar a confianças dos clientes nesse momento tão difícil que todos estamos atravessando.

6 – Ofereça uma Live aos seus clientes dando dicas ou informações técnicas de uso de alguns dos seus produtos, grave alguns vídeos com depoimentos de clientes ou um tutorial de um fornecedor sobre algum assunto relevante para seus clientes, usando o skype ou zoom. Isso faz o cliente entender ser importante e seguramente o tornará mais propenso em fazer negócios com você.

Se tiver alguma dúvida que queira nossa resposta, entre em contacto pelo e.mail abaixo.

Grande Abraço e até as próximas dicas.

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