Por Anselmo Bispo.
Para atender as expectativas do mercado atual o profissional da venda direta precisa dominar assuntos relacionados a empreendedorismo, bioética, biossegurança e possuir ou desenvolver competências, como:
- Habilidades em vendas;
- Habilidades de comunicação;
- Gerenciamento do tempo;
- Organização;
- Conceitos básicos de marketing;
- Conceitos básicos de contabilidade;
- Paciência; e,
- Definição de metas.
“O sucesso não é uma chance, é uma escolha”. Alcançar o triunfo exige alinhamento da qualidade dos produtos e dos serviços. Se não estivermos bem preparados, de nada adiantará ter produtos ou serviços excelentes.
É preciso abandonar os antigos paradigmas e se conscientizar de uma vez por todas que a venda é consequência de alguns atributos, dentre os quais se situam a excelência do atendimento, a transparência da negociação, a qualidade dos produtos e serviços e a âncora da credibilidade, onde o respeito ao legal e ético faz uma enorme diferença.
Dentre os inúmeros fatores para se chegar ao sucesso, destaco os três seguintes, como principais:
Vontade – é o impulso que nos leva a enfrentar desafios. Sem ela, o homem cumpre o seu destino sem interferir na mágica da vida, e assim acaba se tornando muito mais uma banalidade do que “algo expressivo”.
Persistência – é o motor da vontade. De nada adianta querer se esse querer é débil e sem sustentação. É preciso persistir mesmo quando a vida parece conspirar contra nós. Thomas Edison costumava dizer que a persistência é o único diferencial constatável entre um gênio e um medíocre.
Competência – é o fator intelectual do sucesso, é o saber aprendido. De nada adianta ter vontade e ser persistente se o intelecto não responde às nossas exigências.