Por Anselmo Bispo.

O bom atendimento deve trazer em sua raiz o inequívoco desejo de ajudar o cliente a descobrir o que ele quer e precisa, e encontrar uma solução para a sua necessidade ou problema.

A genuinidade do interesse pelas motivações, desejos e necessidades dos clientes viabiliza a construção de uma rede de relacionamento sólida, onde não apenas o ato de vender e sim o processo de satisfazer as pessoas é onde se encontram as verdadeiras razões para a existência das corporações.

Uma rede de relacionamento bem cultivada, hoje em dia, é capaz de se transformar em uma fonte contínua e inesgotável de negócios. Veja o caso das boas empresas que trabalham com marketing de relacionamento e programas de associados.

É relacionamento que gera negócios, que gera novos relacionamentos e novos negócios, retroalimentados por uma única motivação – realização profissional.

Com o advento dos blog’s e redes sociais todo dia surge um novo canal de relacionamento com ótimas perspectivas de se realizar negócios, assim como surgem canais inúteis que só servem para desperdiçar o tempo de quem os acessa.

Mas vale a pena garimpar aquelas comunidades que tenham alguma afinidades com seu ramo de atividade e possam contribuir com suas mensagens. É isso mesmo, contribuir! Pois no mundo dos blog’s e redes sociais só se consegue ser interessante se antes for relevante.

Ninguém gosta de dar atenção para alguém que não tenha nada para oferecer. Mas oferecer o que? Um artigo interessante, uma vídeo-aula,   trechos de um trabalho seu com informações úteis aos participantes daquela comunidade, etc. Sempre há algo que se pode oferecer numa comunidade virtual, basta usar a imaginação.

É importante ser a solução para o cliente, mas, para ser a solução efetiva antes faz-se necessário diagnosticar o problema do cliente e  perceber o que ele realmente quer ou precisa.

Para Influenciar positivamente a escolha do cliente deve-se reforçar  sempre as suas razões, ser franco, honesto e vender algo que ele usará, só assim ele volta e se pode vender novamente para ele.

Nada de falsos elogios e antes de pensar na comissão pensar na satisfação que o produto certo vai gerar para o cliente. Procurar sanar todas as dúvidas, ser paciente para que ele se sinta seguro e certo de que está fazendo uma boa compra.

É fundamental valorizar o dinheiro do cliente e procurar sempre se colocar em seu lugar, já que a  empatia é um dos principais ingredientes na receita do bom atendimento, mas, não se deve criar uma relação de falsa intimidade.

Há que se cuidar ainda com o excesso de “carinho” com o cliente. Nada mais chato que jargões como “meu amor! Querido! Docinho! Amigão!” Isso, em nada ajuda na  comunicação com o cliente. O mais adequado é perguntar e chamá-lo pelo nome, tratando pelo pronome mais adequado à sua idade e posição social  (Você; Sr(a): Dr(a)).

Dicas para um atendimento eficaz:

1)   Ao receber o cliente, cumprimente-o com entusiasmo;

2)   Seja atencioso e procure detectar seus desejos e necessidades;

3)   Demonstre interesse genuíno pela sua pessoa e no que é importante para ela;

Faça o extra, vá além da sua obrigação, ofereça algo que o cliente não espera;

Ouça o cliente zangado com atenção e o ajude a encontrar uma solução para o seu problema;

Diga ao cliente o que pode fazer e não o que não pode fazer por ele;

Ofereça uma justa recompensa por eventuais problemas causados ao cliente, por você ou pela sua empresa.

Parece tudo muito óbvio, mas é exatamente isso que todo cliente espera ao ser recebido em uma empresa, ele quer sentir-se bem vindo. O que é simples geralmente é ignorado pois em raríssimas empresas somos recebidos desta forma.

A esmagadora maioria dos profissionais que atendem na linha de frente sequer olha no rosto do cliente. Quando olha é para fazer a sua identificação, por motivo de segurança.

Seja você um garagista, um porteiro, um vendedor, um recepcionista ou um presidente de empresa, dê à seu cliente a sensação de bem vindo, recebendo-o com um sorriso verdadeiro, que exteriorize o prazer que você está tendo com a vinda dele à sua empresa.

Evite as expressões: “Pois não?”  “O que o Sr. deseja?”

Diga: Bom dia! que bom vê-lo novamente aqui! 

 Boa tarde! No que podemos atendê-lo hoje? 

 Bom dia! Bem vindo à nossa loja. Com quem estou tendo o prazer de falar? 
Mantenha-se alegre: As pessoas gostam de fazer negócios quando estão alegres e  sentindo-se bem.

Crie uma atmosfera que favoreça um ambiente descontraído, isso vai contagiar os que estão à sua volta e os negócios vão fluir num clima mais humano e agradável.

Sorria! o riso é uma ferramenta de extrema influência. Quando as pessoas riem, elas estão escutando e quando estão escutando podem ser estimuladas.

Sucesso pra você.
Foi Útil? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *