Por Anselmo Bispo.

Num universo onde dezenas de conceitos e teorias são apresentados, não é possível extrair uma receita única de estratégia que sirva de modelo para o sucesso dos negócios nas corporações.

Satisfazer o cliente hoje em dia, por exemplo, não constitui mais nenhuma vantagem estratégica sobre os concorrentes, isso já é considerado como obrigação normal de qualquer empresa.

Assim como não basta mais ser um profissional assíduo, pontual, organizado e bem treinado; isso passou a ser pré-requisito em qualquer departamento de RH.

Só esses fatores já bastariam para levar  por terra o conceito de que “a melhor estratégia para o sucesso está em “satisfazer as necessidades do cliente” ou em “manter uma equipe de funcionários altamente profissionalizada”.

Para ser o escolhido no mundo dos negócios e garantir resultados positivos e crescimento contínuo na atual arena empresarial, é preciso ter algo a mais e ir além das costumeiras expectativas do cliente.

É preciso, portanto, adotar um conjunto de ações acompanhado de um esforço contínuo e ininterrupto de conquista, de manutenção e de fidelização, convenhamos, isso não é tarefa que se encontra em forma de script.

Mas existem alguns caminhos e ferramentas que ajudam muito o empreendedor atento a vencer esses obstáculos do mundo corporativo atual. Um caminho eficiente e sobretudo eficaz nesse processo é a adoção de uma estratégia de relacionamento corporativo bem conduzida.

Pouca gente parece compreender porque o relacionamento é tão importante para o sucesso das empresas no mundo de hoje, e sem essa compreensão, não cultivam um bom relacionamento corporativo. Talvez esteja aí uma das razões do número excessivo de fechamento precoce  de tantas empresas, no Brasil.

 A importância e o valor do relacionamento corporativo advém do fato de que estamos vivendo num mundo com muitos concorrentes com qualidade semelhante e preços similares. Num mercado onde pessoas e empresas concorrerem com iguais, onde estará a diferença? O que fará com que um cliente compre de nossa empresa? O que fará com que sejamos escolhidos entre tantos iguais? É óbvio que a qualidade, conteúdo, conhecimento, caráter, etc. são fundamentais. Mas isso é obrigação de todos e nem se discute mais.

 Que fique muito claro que o bom relacionamento não substitui  a competência nem a qualidade seja no varejo ou em outro segmento qualquer, mas, quando se tem que fazer uma escolha entre algo parecido o bom relacionamento corporativo mostra o seu importante valor.

Um bom relacionamento com o maior número possível de fornecedores e clientes pode garantir contratos duradouros, pois isso necessariamente significa proximidade entre empreendedor e cliente e sempre há preferência por se fazer negócios junto aos que se convive com mais proximidade.

 Assim, para vencer nos dias de hoje além da competência, honestidade, qualidade, conhecimento e conteúdo é preciso adotar estratégias de relacionamento eficazes para que produzam os resultados necessários à manutenção dos clientes.

Para que isso ocorra é preciso estar presente em todos os meios possíveis de interação, seja físico ou virtual e diagnosticar os hábitos recreativos e sociais dos seus clientes e fornecedores, procurar interagir de forma assertiva nas suas atividades, tomar conhecimento dos acontecimentos no mundo em volta destes e de forma criativa ajudar a solucionar problemas desse habitat.

E o caminho é estudar, dominar as informações referentes ao seu trabalho, ao seu produto/serviço, à sua empresa, acompanhar as tendências do mercado tanto no mundo físico como no virtual.

Não podemos dizer com isso que vamos conseguir obter a “receita ou a fórmula pronta” das melhores e mais eficazes estratégias para se chegar ao sucesso no mercado atual, mas vamos encontrar sim, os caminhos e as ferramentas para criarmos as nossas próprias “receitas” e nossas próprias “fórmulas” para se chegar lá. Sucesso pra você.
Foi Útil? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *