Por Anselmo Bispo.

(Série: Capacitação para Corretores de Alta Performance.) 

Automotivação é o ato de se motivar por conta própria. Enquanto a motivação pode advir de atos multifatoriais, internos e externos, a automotivação depende única e exclusivamente da capacidade da própria pessoa criar as condições para elevar sua auto estima e consequentemente acumular a energia necessária para agir, independentemente dos fatores que se apresentem.

Para fazer um paralelo podemos dizer que a motivação seria como a roda d’água, que depende da força da água para gerar energia e mover a engenhoca que vai triturar os grãos ou bombear a água até um ponto mais auto e a automotivação poderia ser entendida como um rio, que transpõe  todos os obstáculos que encontra pela frente e cria seu próprio caminho.

“O psicólogo Pedro de Souza Filho, diz que a autoestima é um dos processos psicológicos que mais influencia a vida e o desempenho humano, pois representa o componente emocional do nosso eu, isto é, o quanto gostamos verdadeiramente de nós mesmos e do modo de vida que levamos.

A melhor definição da autoestima é, portanto, “o quanto você gosta de si mesmo” ou “o quão bem você se sente a seu respeito e em relação ao modo como você vive.”

O julgamento global que a pessoa faz de si mesma influencia os tipos de amigos que ela escolhe, como ela se relaciona com as outras pessoas, com quem ela se casa, onde e no que ela trabalha e quão produtiva e realizadora será em sua existência.

Nossos sentimentos de auto valor afetam, como podemos perceber, a nossa integridade, estabilidade e criatividade e até mesmo se um dia seremos líderes ou apenas seguidores, isto é, como vamos utilizar nossas aptidões e capacidades. Na verdade, a autoestima é a mola mestra que nos leva ao fracasso ou ao sucesso em nossas vidas.

As pessoas que gostam genuinamente de si mesmas e se aceitam como seres humanos valiosos descobrem que podem ampliar seus horizontes, aceitar novos desafios e alcançar desempenhos cada vez mais elevados e eficazes, encarando tudo isso como parte do seu processo normal de crescimento e desenvolvimento.

Infelizmente, uma grande parte das pessoas de nossa civilização moderna parece não gostar de si mesmas enquanto que outras parecem amar a si próprias demasiadamente. Você deve conhecer pessoas arrogantes, presunçosas que agem como se fossem melhor que todas os outros seres humanos do planeta.

E também deve reparar naquelas pessoas que por mais que façam e aconteçam ou tenham uma vida normal, acham-se horrorosas, incompetentes, judiando de si mesmas, consumindo drogas, álcool e recusando-se a uma vida feliz.

Um aspecto importante da auto estima diz respeito às relações interpessoais. A maneira pela qual você se relaciona com as pessoas de seu convívio é diretamente afetada pela forma como você se sente a seu respeito. O resultado é que você é incapaz de amar ou gostar de outra pessoa mais do que ama ou gosta de si mesma, conclui o psicólogo.”

Veja agora as sete dicas de automotivação sugeridas por psicólogos e pesquisadores para se elevar a autoestima:

1. Afaste-se do Negativismo;

2. Acredite no próprio potencial e siga em frente comprometido com os sonhos e objetivos que busca;

3. Aprenda com os próprios erros e mude atitudes para atingir melhores resultados;

4. Faça planejamento para todas as metas que almeja;

5. Persista todos os dias, todos os momentos, sobre todas as circunstâncias;

6. Respire corretamente. Não é a toa que as atividades de relaxamento trabalham a respiração. A respiração longa e profunda equilibra o organismo, alcança a serenidade e transmite segurança e controle emocional;

7. É fundamental que você mantenha o bom-humor nas suas relações. Sorria e diga uma frase animadora para aquela pessoa que sempre está resmungando, com o tempo, vai fazer com que a sisudez dela dê espaço para a alegria.

Pode parecer pouco, mas, se levadas a cabo estas 7 dicas, em algumas semanas vai notar que as pessoas ao seu redor estarão agindo de forma muito mais amigável e afável com você e seguramente terá transformado seu reduto de convivência em um ambiente muito mais agradável tanto do ponto de vista dos relacionamentos pessoais quanto profissionais.

Bora fazer negócios!

Ps: Para reforçar seus argumentos e turbinar de vez seus resultados, é altamente recomendável que você aprofunde seus conhecimentos e aprenda a aplicar com assertividade as ferramentas, dicas, técnicas e estratégias ensinadas, passo a passo, em nossos Livros & E.book’s de Capacitação Profissional, nas diversas áreas de conhecimento.

Foi Útil? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *