Por Anselmo Bispo.

É fácil observar que todos os setores da economia foram afetados pela expansão da COVID-19. Do varejo ao atacado, todos tiveram que mudar a maneira de atender o público nos últimos meses,  e com o mercado imobiliário isso não foi diferente. Inicialmente parecia se tratar de uma situação temporária, mas agora se nota que os profissionais do mercado imobiliário começam a perceber uma nova normalidade se estabelecendo no setor, que deve durar pelo menos até o fim deste ano.

Alguns especialistas em habitação preveem, inclusive, que os processos imobiliários mudarão para sempre, fazendo com que os compradores seguramente precisem mais ainda de seus corretores. Uma dessas mudanças que já vinha acontecendo de forma incipiente e que agora ganha força total é a assinatura digital dos contratos.

Muitos processos que antes da pandemia exigiam documentação impressa, agora estão passando a ser feitos digitalmente e isso é praticamente impossível de se realizar sem o acompanhamento de um profissional credenciado e capacitado para tal, como deve ser o corretor de imóveis. Já é notório o grande aumento por parte dos profissionais do setor na adoção  da tecnologia para digitalizar suas transações.

Com a saúde e a segurança em maior risco, muitos compradores também estão delegando mais à um corretor de sua confiança, a tarefa de localizar os imóveis que desejam adquirir, coisa que muitos deles antes faziam por conta própria, peregrinando pelas ruas e canteiros de obras em busca do projeto ideal.

Os especialistas preveem ainda uma mudança das áreas de alta densidade das metrópoles para regiões menos povoadas, já que estes buscam mais distância entre os vizinhos, pela questão da saúde sanitária.

Eles também preveem um aumento nas segundas residências por uma parte privilegiada da população, já que encontram maior conforto em possuir uma casa em um local bucólico para distanciamento nesse primeiro momento e posteriormente para finais de semanas ou  temporadas de férias.

A COVID-19 não impede as pessoas de comprar e vender seus imóveis, no entanto ela muda como, onde, quando, por que e para que comprar, dizem os especialistas. Daí por que você, corretor imobiliário, precisa estar muito bem informado das novas tendências e das tecnologias que estão sendo demandas nesses novos tempos, se preparando para esse novo normal que se apresenta, cheios de desafios sim, mas também repleto de novas oportunidades.

Academia da Venda Direta – Conteúdo que Informa & Transforma

Foi Útil? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *