Por Anselmo Bispo.

O segmento de venda direta vem tendo um desempenho impressionante nas últimas décadas. Isso tem contribuído para o acirramento da concorrência, tanto entre as Cias quanto entre os Consultores e Empreendedores do setor. O que torna imperativo aos profissionais  da área, aprimorarem suas habilidades de marketing, tanto on-line quanto off-line para que possam se sobressaírem no mercado em questão.

Enumerei abaixo algumas práticas de marketing, fartamente utilizadas pelos consultores e empreendedores  de sucesso na condução de seus negócios, no entanto ainda ignoradas por grande parte dos profissionais do setor. Seja você um consultor iniciante ou um empreendedor experiente, essas práticas seguramente irão ajuda-lo  a bater e superar suas próximas metas de vendas.

1 – Posicione-se nas redes sociais;

Esteja presente nas grandes redes como: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest, Google+…), produzindo, postando e compartilhando informações relevantes sobre seus produtos, à sua audiência.

2 – Faça Benchmarking;

Benchmarking é um processo de avaliação da concorrência, incorporando as práticas com melhores desempenhos desta e/ou aperfeiçoando as suas a partir dessas observações. Portanto, observe o que outros consultores e empreendedores de venda direta estão fazendo com sucesso e as inclua em suas práticas. Isso faz parte do jogo comercial e é absolutamente ético!

3 – Patrocine eventos na sua comunidade;

Contribuir, por exemplo, para a realização de festas populares e gincanas escolares nas suas regiões de atuação patrocinando uniformes, materiais esportivos, folhetos religiosos, etc. são ótimas oportunidades para fortalecer sua imagem como consultor ou empreendedor junto ao seu público alvo.

4 – Considere a possibilidade de torne-se especialista em algum nicho;

Se você trabalha de forma genérica, ou seja, comercializa um grande número de itens de diversas empresas e os resultados não estiverem satisfatórios, experimente se especializar em algum nicho onde você tenha grande afinidade e domínio. Procure, por exemplo, trabalhar exclusivamente com produtos de beleza para homens, imóveis para idosos, cosméticos para crianças, etc.  Atender as necessidades de nichos específicos pode torna-lo uma autoridade no assunto e você passa a ser referência junto a esse público, consequentemente tornando mais fácil a sua fidelização.

5 – Empenhe-se em ter uma coluna num veículo de comunicação local;

É importante que você se insira na cultura local. Escrever em revistas, tabloides  ou jornais de bairros é uma ótima maneira de fixar sua imagem. Você pode escrever uma coluna ou um artigo com informações relevantes sem precisar oferecer produto algum para o seu público, pois isso arranharia sua credibilidade. Em vez disso, mostre seu conhecimento elencando os benefícios de certas atividades físicas, como auxiliar na saúde e qualidade de vida dos idosos, por exemplo.

6 – Faça palestras presenciais sobre assuntos de interesse do seu público;

Compartilhe seu conhecimento com a comunidade em sua volta proferindo palestras e mini cursos gratuitos, onde possa passar conceitos básicos e práticas eficazes de uso dos seus produtos. Divulgue e sorteie alguns kits dos produtos mais desejados como forma de atrair público para seu evento.

As pessoas gostam de um aconselhamento profissional sobre os produtos que  consomem. Uma palestra sobre as diferenças e particularidades dos produtos, por exemplo, faz com que os participantes fiquem gratos e naturalmente passam a  estabelecer um relacionamento profissional com você. Esse relacionamento terá peso de ouro na hora de optarem por um consultor ou empreendedor dos produtos que você comercializa.

7 – Ofereça brindes que divulgue sua marca;

Não importa se você trabalha como autônomo, mei ou tem uma pequena empresa, há sempre uma maneira de imprimir sua marca em um brinde como uma caneta, uma agenda, um calendário, um suporte para mause, etc. Essa é uma das estratégias que  tem um custo muito baixo em relação às formas tradicionais de marketing. Faça a distribuição destes em eventos que reúna públicos de seu interesse, o resultado é certo.

8 – Peça depoimentos de seus clientes e autorização para divulga-las.

Depoimentos sinceros transmitem confiança ao mostrar que pessoas reais atestam seus produtos. Mas só tome depoimento de clientes que tiveram uma ótima experiência com seus produtos. Se possível grave-os em vídeos, já que estes são mais acessados que textos.  E não se esqueça de disponibilizar, de alguma forma, um meio de contato seu nos depoimentos. Eu diria que atualmente essa prática é a cereja do bolo  das estratégias dos campeões do mercado de venda direta.

Observe que todas as estratégias acima apresentadas não tem nada de extraordinário, porem, a esmagadora maioria dos consultores e empreendedores desse segmento as negligenciam, seja por comodismo ou por considera-las trabalhosas na sua execução. Mas esteja certo  que todo tempo que você dedicar na preparação e execução de uma estratégia de marketing eficaz, seguramente será recompensado com a multiplicação de suas vendas.

 

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