Por, Anselmo Bispo.

Marketing de atração é uma estratégia de abordagem utilizada para atrair “prospects qualificados” para os quais se possa fazer uma oferta, futura.

Diferente da forma tradicional onde o consultor chega até os clientes através de visitas pessoais, ligações telefônicas, anúncios em classificados de veículos de comunicação, redes sociais ou e-mails,  o marketing de atração usa a estratégia de fazer com que o consumidor venha até o consultor usando como atrativo alguma informação relevante (uma aula, uma palestra, um workshop, uma degustação…) oferecido gratuitamente em um local pré-determinado.

Muito conhecido pelos grandes marketers do mundo e utilizado por setores de vendas e marketing de grandes empresas há um bom tempo, o marketing de atração mostra-se eficaz tanto no mundo virtual quanto no mercado tradicional e é usado por muitos profissionais de marketing para atrair pessoas para negócios de toda natureza.

Um bom exemplo disso são as concessionárias de automóveis que chamam os prospects para as lojas com a oferta de girar a chave, se o carro ligar a pessoa o leva de graça para casa.

O marketing de atração dá um pouco de trabalho, pois precisa ser planejado e executado passo a passo para que tudo funcione bem, e isso demanda um certo tempo, o que faz com que os resultados demorem um certo tempo para aparecer, mas a partir do memento em que os resultados começam a acontecer, além de vir em números robustos eles são mais duradouros e consistentes.

Comparativos entre marketing convencional e marketing de atração:

Ramo de Cosméticos:

Exemplo 01:

Estratégia convencional: abordagem de pessoas, porta a porta, para falar sobre a qualidade, preço e fazer demonstração e tentar a venda de produtos.

Estratégia MDA: Uma aula gratuita ensinando as pessoas de um nicho específico a usarem determinados produtos do seu portfólio (ex: os mais procurados).

Exemplo 02:

Estratégia convencional: Reunião na casa de uma consumidora para apresentar as novas linhas de produtos às suas amigas e colegas de trabalho, com o intuito de promover vendas.

Estratégia MDA: Um workshop gratuito no salão de festas de um grande condomínio para ensinar as técnicas de uso dos novos produtos de grande interesse do nicho escolhido.

Exemplo 03:

Estratégia convencional:  Visitar escritórios para oferecer perfumes e desodorantes para executivos e profissionais liberais.

Estratégia MDA: Proferir uma palestra no auditório ou no espaço de eventos de um mixed use, para dar dicas de combinação de perfumes (os mais adequados para o dia de trabalho, para um evento noturno, para um encontro romântico, etc.).

Qualquer que seja o evento MDA, é indispensável dispor uma lista de presença na entrada do evento, onde deve constar espaço para  o nome, telefone e e.mail dos participantes, além de uma ficha com os dados do(a) consultor(a) (nome, telefone, e.mail), oferecendo uma consultoria exclusiva, caso o participante deseje se aprofundar no assunto. E claro! Um catálogo com os principais perfumes do seu portfólio a  ser entregue na saída dos participantes.

Sucesso pra você.

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