Em primeiro lugar, queremos esclarecer que as técnicas de vendas não têm o intuito de manipular as emoções do cliente para induzi-lo a comprar qualquer coisa que se queira vender, ao contrário, elas servem como ferramentas facilitadores no processo de venda, evitando que assuntos desconexos, tirem o foco do escopo de todo relacionamento comercial.

Como o de atender uma necessidade, explícita ou latente, do cliente.  Isso levou ao aperfeiçoamento e popularização de uma técnica conhecida já há bastante tempo, mas atualíssima e eficaz como poucas, conhecida como: AIDA, que descreve em uma sequência lógica, os quatro estágios que antecedem uma venda direta bem conduzida. Vamos à ela.

Atenção: é preciso conseguir a atenção dos clientes  através de alguma ação de prospecção, seja essa ação individual ou coletiva;

Interesse: despertar o interesse utilizando-se de argumentos que crie expectativas positivas no cliente. Por exemplo: o quanto ele pode ganhar, seja em produtividade, em resultados financeiros, em conforto, em credibilidade, em bem estar, em auto estima, se vier a utilizar seus produtos.

Desejo:  o desejo de adquirir um produto é quase que automático quando já se despertou o interesse do cliente, no entanto, existe aqui uma sutil diferença: o apenas interessado ainda não está pronto para uma tomada de decisão, ele está inclinado a realizar a compra, mas, pode deixar a decisão para outro momento.

Já o desejoso de adquirir o produto está totalmente pronto para essa tomada de decisão, pois ele já está se sentindo como dono do produto, já está visualizando os benefícios que o seu produto pode proporcionar à ele.

Esse é o chamado momento crucial da venda. É nesse momento que um profissional de vendas experiente interrompe qualquer outro assunto para proceder o fechamento da venda.

Empreender.

Ação: Agir aqui significa solicitar os dados do cliente para preencher o pedido, perguntar  onde ele quer que faça a entrega, quantas unidades ele vai precisar, em fim, fazer qualquer gesto que o leve a decidir pela compra.

Fonte: Vendendo Com Eficácia, ed. senac.

Foi Útil? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *