Por Anselmo Bispo: (Série: Capacitação para Corretores de Alta Performance)

A venda de imóveis de alto padrão representa uma parcela pequena no setor, mas a rotatividade neste segmento é elevada.

Para alcançar este público faz-se necessário um marketing diferenciado, com a meta de encantar o cliente desde os primeiros contatos até a exposição do imóvel para a venda.

É preciso que haja uma sinergia positiva entre todas as pessoas envolvidas no contexto geral da apresentação para que a negociação aconteça. Transformar conversas e relacionamentos em números e negócios é o verdadeiro trabalho de quem atua com empreendimentos luxuosos.

Um atendimento personalizado levará o cliente a relatar aspectos da sua vida em relação ao novo empreendimento. O corretor deverá interagir com o nível sociocultural do ambiente em que atua, devendo fazer parte constante deste meio, agindo com naturalidade e apto para discernir sobre os mais variados temas que exige uma boa conversa, regada a cultura e atividades econômicas do dia a dia.

Valorar a empresa que representa é uma ferramenta básica neste nicho, mostrando de maneira seletiva as suas principais criações, destacando a sua notoriedade no ramo, fundamentada em pilares sólidos de tradição na criação de imponentes obras, fortalecendo a boa relação entre o objeto e o criador, transmitindo confiança na relação comercial exposta.

O luxo deverá estar presente em cada detalhe da estratégia, sem se esquecer que o contato direto também faz parte deste luxo. Este contato efetivo será o grande responsável pelo reconhecimento da imagem do corretor e a consequente fidelidade do cliente.

Com a responsabilidade do sucesso atribuída ao fator humano, eleva-se ao primeiro plano a difusão e a compreensão das atividades ligadas ao “marketing” na mediação imobiliária de luxo, voltada ao relacionamento, precisando o corretor estar extremamente preparado para este segmento e apto a representar uma marca de inegável qualidade, possuindo as mais atuais ferramentas ligadas à informática, aliadas à sua capacidade profissional, para que o plano seja vitorioso.

Na prática, o marketing e o relacionamento de luxo precisam estar em perfeita sintonia e irem além da conotação didática e estarem intimamente interligados.

Enquanto o marketing de luxo denota as qualidades pelo material utilizado no acabamento, o de relacionamento difunde os atributos arquitetônicos, com uma visão técnica do habitar e não simplesmente dar conotação à visão financeira do empreendimento.

A fusão acima está inserida em uma estratégia de marketing, onde o atendimento faz a diferença no desempenho das vendas, por meio da fidelidade.

O marketing de luxo contempla a realidade e a verdade com objetividade na percepção exata de como ele será entendido. Fazer um cliente sentir-se à vontade e feliz para com um corretor e torná-lo um divulgador gratuito é tê-lo como parceiro.

Um cliente de luxo que entende o quão é importante para os negócios ter um corretor de sua confiança, dificilmente trocará esse profissional por outro.

O cliente de luxo é exigente e adora exclusividade, qualidade e requinte. A maneira de atender essa poderosa parcela da população deve ser compatível com estes preceitos.

Por isso o corretor precisa ser vestido destes requisitos exclusivos e estar efetivamente preparado para fazer este contato.

De nada adianta um “marketing” comercial extremamente eficaz se o corretor responsável pelo contato não esta engajado no segmento de alto luxo.

Interagir no momento certo entre o vislumbre do “status” e o sucesso aliado ao bom gosto, é a fórmula de uma apresentação com grandes possibilidades de êxito.

Quem são estes consumidores? Como alcançá-los? Fazer a prospecção deste grupo não é tarefa das mais simples, exige um esforço administrativo e criativo de elevado grau de responsabilidade, principalmente porque este público seleto questiona quando consultados e se sentem agredidos se a procura pelos seus nomes é apenas para realizar uma venda.

Desnecessário enfatizar que ligações e correspondências direcionadas à eles passam antes pelo crivo de assessores e secretárias.

O Private Broker

Private Broker, que traduzido para o português seria algo como um Corretor privativo, é o profissional  contratado por proprietários de imóveis singulares,  para tratar de seus negócios imobiliários.

Um Private Broker não pode nem pensar em anúncios, listas de redes imobiliárias, placas, etc. Anunciar um imóvel desses é uma gafe imperdoável nesse nicho de mercado.

Seria como uma linda mulher, desejada por todos os homens, buscar um relacionamento amoroso em uma agência matrimonial. Quebraria todo o encanto e desvalorizaria o produto.

O diferencial do “private Broker” é a ação executada em parceria com o relacionamento social. O que faz um cliente de alto padrão procurar um e não outro corretor? Simples! Confiança.

É a certeza de que o seu nome estará em mãos seguras em relação ao sigilo e confidencialidade, consciente do objetivo da venda, mas conduzida de forma extremamente segura, polida, discreta e assertiva.

Cartilha do Private Broker
  • Ser bem relacionado e estar sempre em eventos sociais;
  • Nunca desconsiderar um pedido de um cliente de luxo, mesmo que pareça absurdo;
  • Sempre oferecer algo que esteja no perfil do comprador. Milionários não gostam de perder tempo visitando imóveis que não condigam com suas expectativas;
  • Ter feeling para entender as necessidades do comprador;
  • Conhecer e saber gerenciar crédito imobiliário, para Indicar opções de taxas de financiamento realmente atrativas; Sim! Milionários também fazem financiamento!
  • Criar uma relação de confiança no mundo do luxo, já que a melhor maneira de prospectar nesse nicho, é por meio da indicação.

Estas são algumas das características desse bilionário mercada dos imóveis de luxo. Se Você se enquadra nesse perfil e tem as credenciais para exercer esse papel, está aí um campo aberto para novos corretores milionários. Boa sorte!

Bora fazer negócios!?

Foi Útil? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *